quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O desacreditado Mathieu

Com a obrigação de fazer novas contratações e reforçar o time catalão, o Barcelona buscou jogadores que em sua essência teriam o mesmo perfil do clube. Um deles foi o zagueiro Jérémy Mathieu, que no auge dos seus 30 anos assustou um pouco os torcedores, que não botavam fé no francês. Apesar das imensas críticas, Mathieu mostrou-se um jogador de nível razoável e vem ajudando o Barça a ter a defesa menos vazada da Liga Espanhola, um feito impressionante para quem foi desacreditado antes mesmo de sua estréia.

Jérémy Mathieu começou sua carreira futebolística em seu país natal, a frança, com o Sochaux, e logo foi vendido ao Toulouse, após algumas temporadas, o zagueiro despertou o interesse do Valencia, e os espanhóis o contrataram no ano de 2009. Jérémy não é um jogador de muitas conquistas, entretanto ele esbanja experiência, como pode ser observado em mais de 10 anos de carreira. O defensor na sua passagem pelo time espanhol, ajudou o time do Valencia a chegar à final da Europa League da temporada passada (2013/2014), um acontecimento que elevou ainda mais o nível do campeonato espanhol.



Com a aposentadoria de um dos maiores ídolos, Carles Puyol, o Barcelona buscou em Mathieu um jogador com características parecidas com as do espanhol, garra, raça, experiência e um bom futebol. Jérémy não escondeu a sua vontade de vestir a camisa azul e grená e pediu a diretoria do Valencia para liberá-lo o mais rápido possível. O entusiasmo do atleta se mostrou eficaz após seus primeiros jogos, onde esbanjou rapidez e excelência, rebatendo assim críticas e descrenças dos mais diversos meios de comunicação.

"A união com o Barça é uma recompensa para toda a minha carreira. Eu trabalhei muito duro para chegar até aqui. A chance vem talvez um pouco tarde, mas eu vou aproveitar. Eu fiz tudo para me juntar ao Barcelona, é uma alegria estar aqui. Estou muito motivado, eu vim aqui apenas para ganhar troféus" Com essas palavras Mathieu iniciou o seu contrato de quatro temporadas com o FC Barcelona, e também deu início a especulações da imprensa, entre as quais diziam que Jérémy não era um jogador do nível do Barcelona, e estava muito velho para disputar competições que exigiam muito de um defensor com seu futebol.

Logo nos primeiros jogos, a resposta estava evidente, Mathieu foi impecável, correu, tocou, marcou e fez o trabalho defensivo do time da Catalunha com extremo profissionalismo e dedicação. Por isso, nas competições e jogos mais importantes o técnico espanhol, Luis Enrique, coloca o francês entre os titulares e já deu indícios de que confia plenamente em seu defensor.

O início de temporada fantástico do Barcelona se deve em especial a sua defesa, que no campeonato espanhol não sofreu gols em 7 partidas já disputadas. Mathieu, que vem fazendo, na maioria das vezes, parceria com Mascherano ou Piqué, afirma que: “É muito bonito para uma defesa não sofrer gols, mas a primeira defesa é o ataque. Quando todo mundo faz o seu trabalho direito, fica mais fácil para a gente.” Apesar de enaltecer os companheiros ofensivos, Jérémy sabe da sua qualidade, e garante que o torcedor blaugrana pode esperar dele máxima dedicação: “Sou capaz de jogar no Barcelona. É verdade que minha chegada foi criticada, mas ser titular me daria confiança e, enquanto não o for, tenho que seguir me preparando para conseguir.”

Enfim, os torcedores do Barcelona sabem que os pesadelos de temporadas atrás relacionados à defesa, nesse começo de temporada estão evidentemente apagados, e muito se deve a essa contratação, o francês Jérémy Mathieu se mostrou a vontade, e vai ganhando aos poucos a confiança da torcida blaugrana que espera muitos títulos na nova temporada que se inicia. E se depender da eficácia do francês, a defesa será um dos pontos fortes em mais uma vitoriosa era do FC Barcelona.

Por: Jean Madrid
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Barça Mil Grau © Copyright, 2014.
Més que un Blog.

Copyright © Barça Mil Grau | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes