terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O "Luchismo"



“Burro” foi a palavra que os torcedores do Barcelona mais usaram para definir o atual técnico da equipe blaugrana, Luis Enrique (ou Lucho), no começo da temporada. O esquemo de rotações não dava uma sequência para alguns jogadores, principalmente Rakitic, que mostrou que pode ser um verdadeiro cérebro para o meio-campo. Em 27 jogos, ele conseguiu a façanha de não repetir o time em nenhum deles, foram 27 escalações diferentes. As chances para Bartra na zaga aumentaram, Douglas também teve oportunidade na lateral direita. Mudanças entre Mascherano e Busquets na posição de volante. Rafinha passou a ser utilizado com uma boa frequência no meio-campo. Jogadores do time B, como Samper, Sandro, Munir, Adama, Halilovic e Edgar Ié receberam a chance de jogar alguns minutos com a equipe principal. 

*Sandro fez parte da equipe principal até o final do mês de outubro, quando acabou a suspensão do uruguaio Suárez. Munir permaneceu um pouco mais, mas hoje segue a sua rotina com o Barcelona B. 

Muito criticado por continuar a utilizar Mascherano na posição de zagueiro, por tirar Neymar no segundo tempo de alguns jogos e, principalmente, por ter deixado Messi e Neymar no banco contra a Real Sociedad, no Anoeta, que era uma partida muito difícil e o Barcelona acabou por sair derrotado. Foi um esquema muito, mas muito criticado, inclusive por mim. Mas, hoje, vemos que ele deu certo. Como? 

A tática para rodar o elenco tem um simples objetivo: descansar a equipe. Não utilizar todo o seu poder de fogo desde o começo da temporada foi inteligente da parte do técnico blaugrana. Enquanto o nosso rival, o Real Madrid, começou a temporada a todo vapor, sem pisar o pé no freio, vencendo a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes, e hoje podemos observar que o time do italiano Carlo Ancelotti é um time cansado. Mesmo que tenha saído com os 3 pontos contra o Córdoba, o Real Madrid foi muito inferior para um time que veio da Segunda Divisão, e não perdeu por sorte. 

Depois da derrota do Anoeta, os boatos sobre uma briga entre Messi e Luis Enrique, e o argentino ter começado a seguir o Chelsea FC no Instagram aumentaram as possibilidades de que o craque fosse sair do clube. Mas, depois de tudo ter sido resolvido, aparentemente, e o ambiente voltar a ser o mesmo, o time finalmente engrenou... Entrou nos trilhos! São 8 vitórias seguidas desde a derrota para a Real Sociedad. O Barça acumulou 3 goleadas contra a equipe do Elche e 3 vitórias contra o Atlético de Madrid do “Cholo”, incluindo um jogaço no Calderón, após ter passado a temporada passada inteira sem vencê-los em 6 confrontos. 

Os números do trio “MSN” só tendem a aumentar. Suárez, apesar de ter sido contratado para fazer gols, porque essa é a especialidade dele, é vital para a equipe. Ele acumula 11 assistências em 18 jogos na temporada, metade delas para a dupla “Neymessi”, 5 para o brasileiro e 4 para o argentino. Mas, Luis Enrique melhorou onde devia melhorar: na defesa. Aquilo era um carnaval. Com a confiança que Tata Martino tinha na temporada passada pela recuperação de Puyol, o Barça não trouxe nenhum zagueiro e sofria com os adversários. Essa temporada trouxe Mathieu, do Valencia, irregular e desacreditado pelos torcedores, mas de muita raça. Trouxe também Vermaelen, do Arsenal, mas o jogador ainda se recupera de uma cirurgia e deve aparecer somente na próxima temporada. A zaga titular fica a cargo de Piqué e Mascherano. Com as lesões de Puyol nas últimas temporadas da sua carreira, ficou com o “jefito” a missão de substituí-lo na zaga catalã, sendo improvisado. E, querendo ou não, ele desempenha esse papel com maestria. Mesmo sendo volante de ofício, Mascherano é um dos melhores zagueiros do mundo. E Gerard Piqué, que disse que lutaria para voltar a sua melhor forma, está conseguindo. Está voltando a ser aquele Piqué que jogava ao lado de Carles Puyol, que formaram a melhor zaga da Europa por muito tempo. 

O estilo do Luis Enrique deu muito certo, podemos ver isso somente agora. Como ele pediu no começo do seu trabalho: “Me julguem ao final da temporada”. Agora, o Barcelona está descansado e vai apresentar o seu melhor futebol. Um time descansado e com o seu poder de fogo aumentando a cada partida...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Barça Mil Grau © Copyright, 2014.
Més que un Blog.

Copyright © Barça Mil Grau | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes