domingo, 25 de janeiro de 2015

O que está acontecendo com a Base?



Hoje, 25 de janeiro de 2015, o Barcelona B jogou como nunca, e perdeu como sempre. Em casa, no Mini Estadi, foi superado pela estratégia do Osasuna e perdeu por 1-0, com gol do veterano Nino. Por consequência, o time catalão segue temporariamente na 17ª posição e pode acabar voltando para a zona de rebaixamento da Liga Adelante. 

O pior, é que o Barcelona B começou dominando o jogo, ditando as jogadas e mantendo a posse de bola nos pés dos seus jogadores. E, sobretudo, o mais importante, estava dando dificuldade a equipe do Osasuna, cujo técnico disse antes da partida que se houvesse um empate, ele sairia feliz. Saiu muito mais feliz com a vitória da equipe, que foi mais incompetência do técnico blaugrana, Eusebio Sacristán, do que mérito de todo conjunto do Osasuna. Tanta pressão resultou em uma boa oportunidade para o atacante Dongou, mas o camisa 9 desperdiçou uma das melhores chances do “Barcinha” no jogo, e viu que o ditado do futebol é coerente: quem não faz, toma. Contudo, em uma perfeita estratégia do Osasuna, Nino fez o único gol da partida. Em uma falta lateral, Roberto Torres achou Nino na área, que venceu o goleiro Ortolá com um belo chute cruzado.

No segundo tempo, Eusebio tentou consertar as coisas para reverter o placar, e colocou Samper e Adama. O Barcelona B voltou melhor, mostro o seu melhor futebol com aqueles que estavam em campo, mas não foi o suficiente. A expulsão do jogador do Osasuna por segundo cartão amarelo, Miguel de las Cuevas, só fez aumentar as esperanças dos torcedores catalães no estádio para que o Barcinha virasse o jogo em 20 minutos. Mas, nesse tempo, só deu para que Dongou, mais uma vez, e Sandro, perdessem chances de colocar a bola no fundo das redes. Mesmo com um a menos, o Osasuna se mostrou muito sólido e segurou os três pontos até o minuto final. 

O Barcelona B acumulou mais uma derrota na temporada. Nos últimos 15 jogos, apenas duas vitórias, contra Girona (1-0) e Recreativo Huelva (3-1). Contra o Girona, o gol da vitória foi do croata Halilovic, que soma constantes aparições no banco de reservas e não ganha minutos em campo. A sequência de derrotas seguidas do Barcelona B se reflete nas más escalações de Eusebio e as táticas totalmente erradas, a falar por hoje, onde ele escalou Munir no meio-campo ao lado de Juan Cámara e Gumbau. No ataque, esteve Sandro, Dongou e Joan Román. No banco, hoje, ficaram: Halilovic, Samper, Adama, Bicho, Diagne e Sergio Juste. Samper, Adama e Bicho ainda foram para o campo, mas pouco puderam fazer para ajudar o time. 

Bicho é muito talentoso, era uma das joias do Deportivo La Coruña e foi contratado essa temporada, na teoria, Bicho precisamente veio para somar ao clube, mas pouco é utilizado. Halilovic tem estrela. Já era tratado como um craque na sua terra natal e não demorou para aparecer na Seleção principal da Croácia. Porém, Eusebio tem um dedo podre, e parece que realmente gosta de queimar jogadores. Para Halilovic, é uma temporada perdida. No começo da temporada 2014/2015, ele ainda não estava se encontrando com o elenco, era questão de somente adaptação, todo jogador em uma “terra estranha” precisa de tempo, isso é fato. Como Neymar precisou de tal tempo na temporada passada e Luis Suárez está precisando do mesmo jeito agora. Mas, a adaptação do jogador vem com uma sequência de jogos, para conhecer a Liga e, principalmente, seus companheiros. Halilovic não entrou no último jogo, quando o Barcelona B venceu o Recreativo Huelva, tampouco hoje, quando realmente precisava para desequilibrar. 

Sergio Juste é lateral direito e realmente pode acabar com os nossos problemas, pois é muito talentoso. Sofreu uma lesão e voltou agora, entrou no último minuto na vitória contra o Huelva. É o primeiro capitão do time e vai precisar de tempo, de jogos para poder ser útil tanto ao time B quanto para o time principal no futuro. É melhor que Patric, disso não tenho dúvidas, mas a preferência do Eusebio pelo camisa 4 é notável. Joan Campins, o reserva de Patric enquanto Sergio Juste e Godswill estiveram no Departamento Médico, pouco foi utilizado. E quando Patric esteve suspenso, Eusebio optou por improvisar Bagnack na lateral direita. 

Diagne, zagueiro senegalês de 20 anos, também veio contratado nessa temporada, do Eupen, um time da segunda divisão da Bélgica. É, de longe, o nosso melhor zagueiro, ao lado de Frank Bagnack, que hoje, se encontra com a Seleção de Camarões para a disputa de Copa Africana. Eusebio parece ir pela mesma linha de raciocínio de Luis Enrique no time principal quando se trata das rotações. Hoje Edgar Ié, que também é muito promissor, mas ainda precisa ser muito lapidado para ser aproveitado no time principal, fez a dupla de zaga com Robert Costa, que tem o mesmo nível. Dos quatro zagueiros do time B, Diagne é o mais baixo, apenas 1,75, a mesma altura que Javier Mascherano, mas isso não o impede de disputar cada bola aérea que puder. Tem a mesma raça que o argentino e briga por todas as bolas. Enquanto Eusebio teimar em queimar certos jogadores, e se ele não for demitido na próxima temporada, é melhor que Samper, Halilovic, Sandro*, Adama*, Dongou (que foi o melhor jogador africano da Liga Adelante na temporada passada e recebeu chances com Martino no time principal), Grimaldo, Sergio Juste, Diagne, Bagnack, Bicho, Babunski, Pol Calvet... Alguns nomes poucos conhecidos, pois quase não jogam, outros que chegaram agora para essa temporada, mas, a melhor opção é que vão para outro clube, seja por empréstimo ou definitivo, pois, com Eusebio, eles não vão se desenvolver no Barcelona B. 

*Mark Hughes, do Stoke City, está em Barcelona para tentar a contratação, por empréstimo, de Sandro e/ou Adama. 

A crise que atingiu o time principal após a derrota para a Real Sociedad, que viveu em torno do relacionamento entre Messi e o técnico Luis Enrique parece ter passado. Mas, somente para a equipe principal. A gestão do Barcelona realmente se abalou e isso com certeza se refletiu nas equipes de base. Como falado, nos últimos 15 jogos, o Barcelona B conseguiu apenas 2 vitórias. O time Juvenil A, que é responsável por disputar a Uefa Youth League, também sofre. São 3 derrotas seguidas no grupo III da “División de Honor Juvenil”, e ocupa a 5ª posição. Mesmo com dois títulos seguidos desse Campeonato, e o título da Uefa Youth League na temporada passada, é complicado recolocar um time nos trilhos que há pouco tempo tinha Adama, Samper, Grimaldo e Munir no time. Porém, não deixa de ter jogadores talentosos, como Aitor, Isaac Padilla, Moha, Palencia, Xavi Quintilla, Kaptoum, Adrià Vilanova, Lionel Enguene... 

Na rodada do final de semana, o Barcelona perdeu mais uma vez nessa categoria, 2-1 para o Badalona. Esperava-se que o time pudesse mudar a dinâmica dos últimos jogos, e nem mesmo as substituições de Vinyals no intervalo para tentar mudar o ritmo do jogo foram suficientes para conseguir a vitória. No Juvenil A, o time sofre sem a presença do coreano Seung Woo Lee, que é um dos jogadores impedidos pela sanção da FIFA de jogar com a camisa do Barcelona enquanto não for maior de idade. No grupo 3 da División de Honor, o Barcelona ocupa a 5ª posição, com 33 pontos, muito longe da vaga para a Uefa Youth League, ocupada pelos dois primeiros: Espanyol (44) e CF Damm (43). 

Mas, na Uefa Youth League, o Barcelona ainda está vivo após conseguir a classificação contra o PSG. Irá enfrentar o Anderlecht da Bélgica, e caso avançe para a próxima fase, a chave do torneio pode o colocar diante do seu maior rival, o Real Madrid, que enfrenta o Porto, de Portugal. 

Uefa Youth League: 
Jogo 1: Benfica (POR) vs Liverpool (ING) 
Jogo 2: Ajax (HOL) vs Roma (ITA) 
Jogo 3: Atlético de Madrid (ESP) vs Arsenal (ING) 
Jogo 4: Real Madrid (ESP) vs Porto (POR)
Jogo 5: Shakhtar Donetsk (UCR) vs Olympiacos (GRE) 
Jogo 6: Anderlecht (BEL) vs Barcelona (ESP) 
Jogo 7: Manchester City (ING) vs Schalke 04 (ALE)
Jogo 8: Chelsea (ING) vs Zenit (RUS) 

Quartas-de-final: 
QF 1: Vencedor do jogo 2 vs Vencedor do jogo 7 
QF2: Vencedor do jogo 8 vs Vencedor do jogo 3 
QF3: Vencedor do jogo 1 vs Vencedor do jogo 5 
QF4: Vencedor do jogo 4 vs Vencedor do jogo 6 

Semifinal: 
SF1: Vencedor do QF1 vs Vencedor do QF2 
SF2: Vencedor do QF3 vs Vencedor do QF4 

Final: Vencedores das semifinais. 

A final da Uefa Youth League será disputada no dia 13 de abril.

Por: Ian Araujo
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Barça Mil Grau © Copyright, 2014.
Més que un Blog.

Copyright © Barça Mil Grau | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes