Inspirado no modelo de futebol holandês (tanto do famoso Ajax, quanto do Carrossel Holandês das Copas de 1974 e 1978), a La Masia foi criada em 1979 seguindo os mandamentos de Johan Cruyff, ídolo intocável tanto na Holanda, quanto na Catalunha. A influência disso explica porque a formação "4-3-3" norteia os técnicos de todas as categorias de base do Barcelona, onde não se aceita mudanças. Lá, não há nenhum espaço para o treinador que não queira ver o seu time com um volante e dois meias, os passes curtos e que envolvem completamente o adversário. As mudanças, se acontecerem, são toleradas apenas durante as partidas.
Em 2010, a La Masia alcançou um recorde de honra ao ter se tornado a primeira escola de juniores a ter treinado todos os três finalistas para o Ballon d'Or em um mesmo ano, com Andrés Iniesta, Lionel Messi e Xavi Hernández.
Um aspecto marcante da La Masia é a sua característica pela formação de jogadores de nacionalidade local, que estarão a serviço de um clube com uma definição forte da cultura da Catalunha, mas, mesmo com isso, a escola de craques não se preocupa em formar apenas jogadores espanhóis, como é o caso de Lionel Messi (argentino) e os "irmãos Alcântara", Rafinha e Thiago, filhos do brasileiro Mazinho. Rafinha escolheu jogar pela Seleção canarinha, enquanto Thiago, de nascimento italiano, escolheu a Espanha. Como também Thiago Motta, brasileiro naturalizado italiano. Contudo, essas "escolhas" não tiram o compromisso do Barcelona de recrutar os melhores jogadores da Catalunha, e fazem isso cedo.
La Masia tem uma estrutura para abrigar os jogadores logo jovens, a partir dos 6 anos. Para fora da Catalunha, o clube tem um projeto chamado "FCB Escola", instalado em alguns países, incluindo o Brasil, com sede em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, onde os garotos podem treinar, e num futuro, fazer parte da própria La Masia.
Os times da base do Barcelona tem alguns nomes e são divididos pela faixa etária:
- Pré-Benjamín: 6 aos 8 anos.
- Benjamín: 9 aos 10 anos.
Dividido em: Benjamin A, B e C.
- "Alevín": 11 aos 12 anos.
Dividido em: Alevín A, B, C e D.
- Infantil: 13 aos 14 anos.
Dividido em: Infantil A e B.
- Cadete: 14 aos 15 anos.
Dividido em: Cadete A e B.
- Juvenil: 16 aos 18 anos.
Dividido em: Juvenil A e B.
- Barcelona B
O TIME JUVENIL E O "CASO MUNIR":
O time juvenil A do Barcelona é o responsável por disputar a Uefa Youth League, a Liga dos Campeões sub-19. Na temporada atual, o time ainda está vivo na disputa da Youth League e briga para defender o título. Jogadores como: Padilla (atacante), Enguene (meio-campista), Carbonell (meio-campista), Alex Corredera (meio-campista), Palencia (lateral) e Xavi Quintillà (lateral/zagueiro e capitão do time) se destacam tanto nessa edição quanto nos jogos do Campeonato Espanhol para a categoria.
Na temporada passada, onde o torneio teve a sua primeira edição, o Barcelona foi o campeão e o torneio consagrou o jogador Munir El Haddadi, após fazer uma belíssima Youth League, ser o artilheiro e o líder em assistências e participar ativamente da final, e fazer "o gol que Pelé não fez", do meio-campo. Após o fim da Youth League, Munir ascendeu ao time do Barcelona B onde jogou as últimas partidas da Liga Adelante e também se destacou. Com a chegada de Luis Enrique para o comando do time blaugrana, Munir foi um entre muitos jogadores que tem a ficha no Time B a ser incorporado ao time principal para fazer parte da pré-temporada do Barcelona. Ao se destacar nas partidas, Munir foi o artilheiro do time na pré-temporada, ele ficou no time principal, junto com seu companheiro de ataque: Sandro Ramirez.
Enquanto Neymar ainda se recuperava da lesão sofrida na Copa do Mundo, Munir foi ganhando seu espaço dentro de campo e impressionando a todos os torcedores. Neymar não pôde participar da primeira rodada do Campeonato Espanhol, o que abriu espaço para o jovem espanhol, que não desperdiçou. Munir conseguiu algo que nem Bojan, tampouco Messi conseguiram: fazer um gol na sua primeira partida oficial pelo Barcelona, e foi contra o Elche, no Camp Nou.
E com todo esse susto e jogando muito bem, Munir despertou o interesse da Seleção Espanhola. Foi convocado no lugar do lesionado Diego Costa para uma partida nas eliminatórias para a Eurocopa 2016 e entrou em campo, liquidando qualquer chance de jogar pela Seleção Marroquina, já que, Munir é filho de um marroquino com uma espanhola. Porém, depois de um tempo, o jogador foi regredindo. Neymar foi se firmando, acabou a suspensão de Luis Suárez e ele voltou a disputar uma partida com o time do Barcelona B. Mas, a sua convocação para a equipe principal ainda é frequente.
BARCELONA B:
Disputando a Liga Adelante (segunda divisão) desde a temporada 2008/09, o time B teve a sua melhor campanha na temporada passada: ao terminar em terceiro lugar, e, se pudesse, conseguiria uma classificação para os play-offs e brigaria pela última vaga para a primeira divisão do Campeonato Espanhol. Infelizmente, o time B não pode, por ser uma filial de outro time profissional que disputa a primeira divisão, e por esse mesmo motivo, que não disputa a Copa do Rei.
Josep Guardiola treinou o time na temporada 2007/08 e foi campeão da Terceira Divisão, conseguindo o acesso do time à Liga Adelante e o seu para treinador da equipe principal. Luis Enrique, hoje técnico da equipe principal, treinou o time B nas temporadas: 2008/09, 2009/10 e 2010/11. De lá pra cá, o comando está nas mãos de Eusebio Sacristán, que foi assistente de Frank Rijkaard entre 2003 e 2008.
Hoje, o time do Barcelona B conta com bons nomes: Adama, Dongou, Joan Roman, Samper, Halilovic, Edgar Ié, Frank Bagnack, Godswill, Lucas Garafot, Ortolá...
SAMPER:
Sergi Samper fez história na atual temporada do Barcelona. É o primeiro jogador a fazer a sua estréia pelo time principal tendo jogado unicamente pelas categorias de base do clube catalão. Samper está no Barcelona desde os seus 6 anos de idade e atualmente joga pelo time B. Seu único jogo pelo time principal foi diante do APOEL, no Camp Nou, pela primeira rodada da Liga dos Campeões. Samper, que joga como volante, ganhou elogios do técnico Luis Enrique e foi convocado mais algumas vezes para o time principal, mas não chegou a jogar. No Barcelona B, Samper é o segundo capitão da equipe, atrás apenas do lateral Patric. E isso pode significar muito, pois, após Guardiola ter chegado ao comando da primeira equipe, ele ainda pediu que reorganizasse a chegada dos jogadores a equipe principal em três fases: a primeira fase consiste em uma rotação entre o time Juvenil e o time do Barcelona B. A segunda é a sua firmação no time do Barcelona B e mostrar a sua devida importância. A última, e a mais importante, consiste em que o jogador se mostre em ser uma "peça chave" para o time B, nessa fase, geralmente, o jogador consegue o posto de capitão.
SEUNG WOO LEE:
O "Messi coreano" ficou conhecido como por muitos como a transferência para o clube catalão que trouxe todos esses problemas sobre o embargo, que resultou na proibição para contratações. Atualmente com 16 anos, Lee está no time Juvenil A do Barcelona e fez parte da Seleção Sul-Coreana U16 ao disputar a Copa da Ásia para a categoria. Muito habilidoso, mas ainda com cara de menino, pode ser que demore a fazer parte do time B, e consequentemente, do time principal. Mas, vale lembrar, que Munir foi do time juvenil ao time principal no mesmo ano e Messi foi ainda mais longe: subiu para Juvenil B, Juvenil A, Barça C, Barça B e estreou no time principal no mesmo ano.
OS 20 MELHORES JOGADORES QUE PASSARAM PELA LA MASIA:
Os mais conhecidos:
- Lionel Messi
- Xavi Hernandez
- Carles Puyol
- Andres Iniesta
- Victor Valdes
- Josep Guardiola
- Cesc Fabregas
- Sergio Busquets
- Gerard Piqué
- Thiago Motta
- Pedro Rodriguez
- Mikel Arteta
- Guillermo Amor
Outros nomes:
- Albert ferrer
- Ivan de La Pena
- Luis Milla
- Sergi Barjuan
- Luis Garcia Sanz
- Nayim
- Fernando Navarro
Por: Ian Araujo
0 comentários:
Postar um comentário