Desde o começo da temporada os torcedores blaugranas ficaram desconfiados de como seriam as atuações da zaga catalã na nova era que se iniciava, Piqué não vinha em uma boa fase, Bartra não convencia e Mascherano era o único jogador que, ainda que improvisado como zagueiro na maioria das vezes, dava algum sustento a parte defensiva do time, mas pela sua baixa estatura e média força física ainda não resolvia os problemas.
Com a nova temporada vieram novas contratações e ainda mais decepções, a diretoria contratou Vermaelen e Mathieu, um que só se lesiona, e o outro que é bem limitado e cai de rendimento em decisões, porém, depois de um início surreal do Barcelona na Liga Espanhola, onde ficou sem tomar gols nos primeiros jogos, a zaga parecia estar indo bem, não em alto nível, mas satisfazendo o desejo de um time melhor dos torcedores. As diversas rotações de Luis Enrique não deram sequencia para alguns dos defensores, e acabamos com a zaga titular até então sendo a mesma da temporada passada, Piqué e Mascherano. Problema? Até agora não muito.
A enfâse fica com Gerard Piqué que há alguns jogos convence, e convence bem, firme, elegante, e com um ótimo tempo de bola, coisa que não víamos nem quando ele fazia dupla de zaga com o eterno capitão Carles Puyol, o tempo parece ter feito bem para Gerard, depois de uma infantilidade no clássico contra o Real Madrid pela Liga, as atuações de destaque da zaga, que ainda sofre pouquíssimos gols, são motivo de orgulho para uma defesa que há alguns anos reinava soberana em todos os campeonatos que disputava.
Piqué parece motivado a vencer, e a triunfar, seu posicionamento e atuação é de quem almeja calar os críticos e mostrar que jogar no Barcelona não é pra qualquer um, é necessário uma taticidade, um poder de marcação e ainda mais, um toque requintado de classe e domínio para atender todos os requisitos que um time de alto padrão precisa.
O meio de temporada já está ai, os confrontos decisivos de UEFA Champions League, Copa do Rei e La Liga se aproximam, e se depender da vontade de Piqué em parar o ataque adversário, estamos bem postados e armados defensivamente. Pode até parecer loucura para um time que ainda na temporada passada era tido como uma das piores zagas da Europa, e sofria deslizes imensos em bolas aéreas, paradas, e perdidas dentro da área, a realidade azul e grená atualmente é diferente, somos a segunda melhor defesa dos times entre as cinco grandes ligas, e a melhor defesa do campeonato espanhol, que está, nesse ano, muito disputado, ou seja, se até agora não houve falhas, o desejo e a esperança de que se siga esse trabalho bem feito com a zaga catalã permanece vivo, e se depender de Gerard Piqué e sua vontade e determinação, os títulos virão.
Por: Jean Madrid (@jeanmadri_)
0 comentários:
Postar um comentário