Maio de 2013: Uma cabeçada de Thomas Muller aos 30 minutos do segundo tempo, decretava uma das maiores vergonhas que o FC Barcelona viveu jogando futebol. Um agregado de 7x0 contra o alemão Bayern de Munique tirava os catalães do trono. Aquela humilhação diante do Bayern ligava o alerta para o time culé: algo precisava ser feito, e urgentemente. Tito Vilanova não conseguiu dar sequência ao trabalho de Pep Guardiola e veio Tata Martino, e nada foi feito também.
Aquele jogo pedia uma renovação à equipe do Barcelona. Alguns jogadores acabaram por ir embora: Cesc Fàbregas, Alexis Sanchéz, Song, Victor Valdés (ainda muito ídolo, mas bateu o pé para sair do Barcelona), e mesmo com fracas atuações nas temporadas anteriores, a sua última temporada, no comando do argentino Tata, estava sendo impecável até o momento da sua contusão. Especulava-se que ele poderia ficar no time, mas ele não quis. E por que? Bem, aqui vai uma teoria: Valdés ganhou tudo o que podia com o Barcelona, principalmente no comando de Guardiola. Foi o goleiro titular por muitos anos, ele simplesmente perdeu a vontade, a fome de continuar jogando pelo clube catalão, de conquistar títulos... Queria respirar “novos ares” e quis sair. Isso também acontece (ou parece ter acontecido) claramente com outros jogadores, mas se você abre uma hipótese para “x” jogador sair do clube, você tem um tratamento totalmente diferente e pode não ser considerado torcedor fiel do Barça. Aí vão eles:
Gerard Piqué: Cria da base, voltou para o Barcelona após passar um tempo no Manchester United e viveu a sombra de Puyol por muito tempo. As atuações de Puyol faziam Piqué parecer um excelente zagueiro. E quando as lesões começaram a atrapalhar o capitão, junto com a saída de Pep, vimos um desnível gigantesco no seu futebol. Piqué não era o mesmo zagueiro que, para muitos, formou uma das melhores zagas do planeta. Porém, felizmente, ele está recuperando a boa forma, após dizer no começo da temporada que trabalharia duro para atingir o seu melhor nível novamente. Hoje, eu não o vejo como um candidato para deixar o clube.
Pedro: O menininho de Guardiola. Formou um dos melhores trios de ataque junto a David Villa e Lionel Messi. Mas, assim como outros jogadores, a saída de Pep o atrapalhou bastante. Pedro não apresentava mais o mesmo futebol e começou a ser contestado pela torcida. Muitos pedem o seu desligamento do Barcelona. O novo trio de ataque não dá espaço para Pedro entre os titulares, e para o banco de reservas, os garotos da base mostraram que podem ser tão úteis quanto ele.
Daniel Alves: Ruim com ele, pior sem ele. Daniel Alves está muito longe do seu auge e continua a pecar na lateral direita e deixar os torcedores passando raiva. Mas, não existe uma melhor opção, hoje, no Barcelona, para substituí-lo. Jogadores da base ainda precisam ser moldados para atingir o principal, que ainda conta com Montoya e Douglas. Alves pediu uma renovação de 3 anos, o que o Barcelona não aceita e já vem buscando um substituto, mesmo com a punição da FIFA.
Sergio Busquets: O melhor volante para o estilo de jogo Tiki-Taka, que foi conhecido mundialmente pelo Barcelona, mas que tem origem lá atrás com a Laranja Mecânica de Cruyff. Na posição de volante as opiniões divergem: uns gostam de Mascherano, um volante com “cara de mau” que está ali em campo para rasgar o adversário ao meio se for preciso, um verdadeiro cão de guarda. E Busquets, que tem muito mais saída de bola, toques precisos e visão de jogo. Ele é perfeito para o estilo de jogo do Barcelona, apesar de ser o “soldado invisível”. Não o vejo como um candidato para deixar o clube, mas a iminente subida de Sergi Samper para o time principal pode colocar Busquets no banco de reservas, assim como ele mesmo fez com Yaya Touré.
Jogadores que ficaram “marcados” e podem ter suas presenças questionadas na equipe do Barcelona podem dar lugar a outros jogadores, principalmente da base. Nomes fortes no Barcelona B podem começar a aparecer no time principal, como: Samper, Halilovic, Adama, Sandro, Munir... Deulofeu, Denis Suárez (emprestados ao Sevilla). Cristian Tello, emprestado ao Porto até 2016, é um bom atacante (mostrou o seu valor na equipe de Tata Martino) e tem sido bem utlizado pela equipe portuguesa.
A zaga:
Antes mesmo da contratação de Mathieu e Vermaelen (lesionado), o Barcelona sempre especulou trazer os brasileiros David Luiz e Thiago Silva. O último, inclusive, declarou que queria jogar pelo Barcelona algumas vezes, mas a diretoria sempre encontrou desculpas para não trazê-lo... E quando a hora chegou, ele decidiu ir para o PSG, exclusivamente, para ganhar mais. E o que falar de Marquinhos? Outro brasileiro no PSG que o Barça tinha total interesse em contratá-lo, principalmente por ser jovem, e optou pelo dinheiro? Transferiu-se para Paris e hoje esquenta a reserva. David Luiz e Barcelona namoraram por muito tempo, mas no fim das contas, o brasileiro também escolheu o PSG. O alemão Mats Hummels, que interessa a vários clubes europeus por apresentar seu bom futebol com o Borussia Dortmund e com a Seleção da Alemanha na Copa do Mundo, o capitão dificilmente deixará os aurinegros nesse momento difícil.
Nomes que interessam:
Nos últimos dias, os jornais estaparam alguns possíveis interesses do Barcelona para os próximos anos, apesar da punição da FIFA.
Paul Pogba, francês, 21 anos:
Apesar da pouca idade, no comando do técnico Allegri, Pogba se tornou um dos líderes do time da Juventus. Apesar de ter chegado como um possível substituto de Andrea Pirlo, a “Velha Senhora” foi se adaptando a sua nova joia. Hoje, o jogador é o homem da construção de jogadas, muito similiar ao que Di Maria fazia quando jogava no Real Madrid. Seus dribles, sua visão de jogo e seus passes mais que precisos, se acumulam a sua potência física e aos seus chutes. Chegaria para comandar o meio-campo do Barcelona, um substituto para Xavi ou Andrés Iniesta.
Isco, espanhol, 22 anos:
O garoto que tem um cachorro chamado Messi, na infância-adolescência nunca escondeu seu desejo de ir jogar no Barcelona. Na Seleção sendo tratado como um novo Iniesta, acabou por se transferir ao Real Madrid e fazer parte da equipe na temporada 2013/14. Mas, o meio-campo dos merengues com Xabi Alonso, Modric e Di Maria era indescutível. Hoje, com a lesão do croata Modric, Isco começou a ganhar mais espaço na equipe. Porque, o esquema sem Modric favorece ao espanhol, que pode jogar tanto pelo meio-campo na construção de jogadas, como de winger (ponta), algo que Di Maria se acostumou a fazer no conjunto blanco. Ainda muito jovem e podendo perder espaço no Real Madrid pela volta de Modric, a chegada de Kross, Lucas Silva e de Odegaard, Isco pode acabar saindo do Real Madrid. Mas, se for para o Barcelona, não vai sair tão fácil e nem tão barato. A cláusula de rescisão gira em torno de 150 milhões de euros.
Danilo, brasileiro, 23 anos:
Companheiro de Neymar na época do Santos, hoje Danilo interessa ao Barcelona e sua amizade com o camisa 11 pode facilitar muita coisa ao clube blaugrana. Sendo especulado como o substituto de Daniel Alves, o rumor da sua transferência ficou ainda mais forte após a pedida de renovação por mais três temporadas de Daniel Alves. Lateral direito titular da Seleção Brasileira nessa nova Era Dunga, Danilo diverge de Alves pelo seu estilo de jogo, mais defensivo do que o seu compatriota, o que mudaria um pouco pro Barcelona, que sempre se acostumou a jogar com laterais ofensivos. Com boa visão de jogo e razoavelmente rápido, Danilo pode chegar para acabar com os problemas do Barcelona na lateral direita, o que vem atormentado os torcedores faz tempo. O atacante espanhol Cristian Tello, hoje emprestado ao Porto, pode ser envolvido na transferência.
Marco Reus, alemão, 25 anos:
Ô novelinha antiga. Namorando com o Barcelona desde a sua temporada de estouro no futebol europeu, quando o Borussia Dortmund chegou a final da Uefa Champions League contra o Bayern, Reus fez parte de um bom conjunto aurinegro que voltou a conquistar o campeonato alemão. Hoje, vivendo um pouco com as lesões, perdeu a Copa do Mundo. Renovou seu contrato com o Dortmund até 2019, porém sem cláusula de rescisão. Brincando com o coração dos culés há muito tempo, acho que todos só vão desistir que ele venha para a Catalunha, caso ele vá jogar no Real Madrid, o que ninguém quer. Um jogador que finaliza como ninguém, tem uma visão de jogo privilegiada e passa a bola como poucos. Sua técnica e genialidade são notáveis e outro ponto conta a seu favor: sua polivalência. Acostumado a jogar no ataque, poderia jogar em qualquer das três posições no time do Barcelona. E quando perguntado sobre uma possível transferência para o time catalão, ele foi perguntado onde jogaria com um ataque que tem Messi, Suárez e Neymar. Então, aí entra em jogo a sua polivalência, Marco Reus também é meia, e um meia clássico. Atuou nessa posição na final da Uefa Champions League já que Gotze estava machucado e foi atuando ali várias vezes desde então. Chegaria para substituir, também, Xavi ou Iniesta.
Verratti, italiano, 22 anos:
O novo diretor esportivo, Ariedo Braida, quer Verratti no Barcelona em 2016 para substituir nada mais, nada menos que Xavi Hernandéz. Mais uma contratação visando o futuro, Verratti interessou a Juventus lá atrás, mas o time italiano não conseguiu competir com o poderoso Paris Saint-Germain e agora, se o Barcelona realmente quiser o jogador italiano, terá que competir mais uma vez, após perder algumas quedas de braço para os franceses. Rejuvenescer o meio-campo do Barcelona vai ser complicado, Verratti custaria mais ou menos 50 milhões de euros, obrigando uma negociação muita delicada com o PSG, que não liberaria tão facilmente uma das peças principais da sua equipe, e também, outros clubes parecem estar interessados, como Real Madrid e Chelsea. É o homem do primeiro passe da equipe, jogando a frente da zaga, e sabe como e onde passar a bola. Sua boa visão de jogo valoriza a sua construção de jogadas, mas, hoje, esse papel na equipe do Barcelona é de Sergio Busquets, com a sombra de Samper na equipe B. Mas, se ele seria contratado para substituir Xavi, por que não?
Paulo Dybala, argentino, 21 anos:
Atuando principalmente como um winger pelo time do Palermo, Dybala é uma das maiores promessas do futebol mundial no momento. E quando o jogador é canhoto e argentino, as expectativas aumentam. Quando contratado, o presidente do Palermo disse que ele seria o novo Aguero. Após duas temporadas irregulares no Palermo, Dybala passou a se destacar muito na atual temporada, por causa do seu novo posicionamento, jogando mais avançado e podendo cair pelas pontas, ou seja, agora Dybala tem total liberdade pelo ataque do time italiano. E aí entra uma qualidade perfeita para o Barcelona: sua polivalência. O técnico da Itália até tentou convocá-lo, mas ele deixou claro que quer jogar pela Seleção da Argentina. Muito bom finalizador e rápido nos dribles, Dybala se encaixaria em qualquer gigante europeu. Mas, assim como Reus, em um ataque com Messi, Suárez e Neymar, onde o garoto jogaria? No começo da carreira até jogou ali pelo meio, principalmente como meia-atacante, mas com a sua evolução no futebol, perceberam que ele joga muito bem como atacante e não precisa mudar isso.
Lars Bender, alemão, 25 anos:
Lars Bender, assim como Verratti, é um dos desejos do novo diretor Ariedo Braida. Bender é o grande nome do seu time e a peça mais importante para o meio-campo do Leverkusen, que cresceu muito nos últimos anos e hoje tem um bom time, chegando ao mata-mata da Uefa Champions League. Bender, considerado por muitos o “novo Ballack”, é polivalente. Consegue jogar muito bem na defesa, ajudando na marcação, quanto ao ataque, na armação das jogadas. Outra característica pode cair muito bem, a sua finalização de fora da área, tão incomum ao Barcelona até a chegada de Rakitic.
O Barcelona precisa de uma renovação sim. Xavi e Iniesta são ídolos e têm tudo para se aposentar no clube, mas a idade começará a pesar: 35 e 32 respectivamente. Contratar jogadores jovens para substituí-los e pensando no futuro, é a melhor opção para o clube catalão. Esse é o ponto principal, o meio-campo, onde todo o jogo do Barcelona acontece e por isso toda essa preocupação, dos interessados, são 5 meio-campistas; mas existem as outras posições que também devem ser pensadas, a lateral-direita e a zaga, principalmente.
Gostei mt do seu texto, só uma correção, Iniesta tem 30 anos nasceu em 84, de qualquer forma parabéns pelo texto.
ResponderExcluir