segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A casa caiu: Zubizarreta fora do Barcelona


A polêmica declaração de “Zubi” após a partida contra a Real Sociedad, no Anoeta, onde o Barcelona saiu derrotado, foi o suficiente para que o ex-goleiro catalão, que atuou pelo clube entre 1986 e 1994, saísse do clube pela porta dos fundos, em meio a toda essa crise. Zubizarreta não se livrou totalmente da culpa, mas ao jogar parte dela nas costas do atual presidente do clube, foi o estopim para o seu desligamento. 

“Como responsável pelo futebol, assumo as minhas responsabilidades, mas o senhor Bartomeu é quem melhor conhece a situação, pois era o vice-presidente desportivo naquela época”.

Andoni Zubizarreta.

A corja composta, principalmente, por Sandro Rosell, Bartomeu e Zubizarreta foi responsável por dois grandes escândalos envolvendo o clube catalão nos últimos anos. Primeiro sobre a contratação do brasileiro Neymar; e quando as dúvidas sobre a verdadeira quantia envolvida na negociação com o Santos FC apareceram, Rosell foi o primeiro a “sair do barco”, renunciando ao cargo de presidente. Depois, a sanção imposta pela FIFA, após a descoberta de uma irregularidade na contratação de estrangeiros menores de idade para as categorias de base do Barcelona. 

Zubizarreta também foi questionado sobre as contratações. No cargo de diretor esportivo desde 2010, o Barcelona gastou em torno de 440 milhões de euros, e nem todas foram um sucesso, a falar pela última janela de transferências, após a chegada de um Vermaelen lesionado e um Douglas totalmente questionável. 

E mais: Puyol se afasta do Barcelona em um momento delicado para o clube, mas no melhor momento para ele. 


As horas seguintes após o anúncio da rescisão de contrato do diretor esportivo, Andoni Zubizarreta, foram de euforia para os torcedores catalães. Muitos estavam felizes porque um dos responsáveis por “queimar” o Barcelona nos últimos meses estava indo embora. E também, estavam felizes porque parecia que o cargo ficaria em ótimas mãos: Carles Puyol, ex-capitão da equipe. Como assistente de Zubizarreta nos últimos 3 meses, era possível pensar que Puyol seria o herdeiro do cargo, assim que Zubizarreta fosse embora. Mas ninguém esperava que fosse tão cedo. Porém, ninguém esperava que o próprio Puyol também deixasse o clube horas depois. 

Puyol explica em seu comunicado que está indo embora para “experimentar coisas novas” e seguir “se preparando”. Mas também deixa claro que tem interesse em retornar ao clube no futuro, para devolver à torcida tudo o que ela merece, tudo o que ela lhe deu enquanto esteve em campo. Eu tenho certeza que Puyol voltará, mas só quando "a poeira baixar". Ele foi inteligente em sair nesse momento, pois um cara honesto e que sempre amou o Barcelona como ele, não precisa ter sua imagem vinculada com essa diretoria imunda que está manchando o nome do nosso clube de coração.



Comunicado oficial: 

“Por este comunicado quero anunciar que decidi encerrar minha relação de trabalho com o Fútbol Club Barcelona. 

Estes três meses e meio me deram a oportunidade de ver o outro lado do clube. Aprendi muito, estou muito agradecido e, agora, quero experimentar outras coisas, com outra perspectiva e em outros lugares. 

Quero crescer tanto pessoalmente, como profissionalmente, para que, no futuro, talvez possa retornar a este lugar e devolver todo o que me foi dado nestes anos inesquecíveis. Continuo extremamente grato aos funcionários, diretores, presidente e a gestão esportiva por confiar e me ajudar nesta transcição que não foi fácil. 

E estou grato, sobretudo, à toda torcida, porque como jogador eu sempre me senti muito perto, agora, com minha aposentadoria, me sinto muito mais perto. Gostaria de dizer adeus à todos como deveria, mas a vida não é sempre como queremos. Eu fui e sou muito sortudo por sentir tanto amor, então eu só posso dizer obrigado e saibam que sempre os levarei em meu coração. 

 Visca El Barça!”.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Barça Mil Grau © Copyright, 2014.
Més que un Blog.

Copyright © Barça Mil Grau | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes