quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Neymar e sua adaptação



A maior jóia do futebol brasileiro nos tempos atuais, sem dúvidas é o jogador do Barcelona, Neymar, sua fama tanto dentro, quanto fora de campo, reflete em um futebol vistoso, ousado e alegre, que arranca suspiros e elogios por onde o camisa 11 passa.

Neymar chegou ao Barcelona no começo da temporada 2013/2014, e logo em sua primeira partida oficial pela Supercopa da Espanha, marcou de cabeça, o gol que deu o primeiro (e único) título da temporada para o time catalão. As expectativas em cima do camisa 10, e atual capitão da seleção brasileira, giraram em torno do que ele havia feito em sua despedida no Santos, e na Copa das Confederações, onde o atacante brilhou e levou a seleção canarinha ao tetracampeonato da competição. Entretanto, um começo de dura adaptação e extrema aprendizagem, foi o que aconteceu em seu primeiro ano jogando na Europa.

Os números de Neymar mostram uma eficiência fraca, coisa que os torcedores do Santos, e admiradores do futebol do jogador não eram acostumados a acompanhar. Porém, mesmo com atuações um pouco abaixo da média, Neymar mostrou o porquê dele ter sido uma contratação que visava o futuro. O menino que surgiu como uma das maiores promessas do futebol brasileiro, surpreendeu os torcedores culés em alguns jogos, onde foi protagonista, e mesmo com uma posição fixa (coisa que não era acostumado a fazer), jogou como um verdadeiro craque que é, e sustentou o Barça em partidas decisivas.

Os números refletem uma temporada não muito boa de Neymar Jr., e sim uma era de profunda adaptação. Foram 9 gols na Liga Espanhola, 4 na UEFA Champions League, e apenas 1 na Copa do Rei da Espanha, o Barcelona não saiu vitorioso em nenhuma delas, mas deu trabalho por onde passou, e mostrou que ainda era uma potência mundial, e que a dupla Neymar e Messi, ainda daria muito trabalho às defesas dos times que os enfrentarão.

O menino de Mogi das Cruzes teve em seu primeiro ano jogando pelo Barcelona, uma posição um pouco diferente da que ele atuava no Santos, uma posição fixa. Sempre pelo lado esquerdo, e em algumas ocasiões pelo lado direito (que não deram muito certo), Neymar estava restrito a se espalhar pelo resto do campo, e isso ocasionou um baixo rendimento. No Santos, Neymar era o jogador que tinha livre posicionamento, ou seja, ele se movimentava de acordo com suas ideias, e isso deu muito certo. Contudo, no time da Catalunha, quem era o dono desse papel, era ninguém menos que Lionel Messi, e o argentino teve mais um ano de protagonismo, enquanto Neymar atuou como um coadjuvante de luxo.

Passada uma temporada muito fraca do atacante, o início da era Luis Enrique soou como uma alavanca para que Neymar fosse protagonista junto de Messi. Luis deu total liberdade ao brasileiro, e a resposta foi rápida e eficaz, ele (até agora) marcou 11 gols, em 11 jogos disputados, começou e terminou vários deles como titular, e seu rendimento subiu radicalmente. O que ele demorou uma temporada para fazer no Campeonato Espanhol, acabou fazendo em apenas 8 jogos no ano de 2014, uma surpreendente reviravolta em suas atuações pelo clube.

Enfim, Neymar é uma peça fundamental para o Barcelona, além de exercer um papel de liderança, seu futebol incentiva e dá sustentabilidade para que também outros jogadores possam exercer seu papel de forma correta e acima da média. O jogador, junto de Leo Messi, vem fazendo muitos estragos na Liga e também na UCL. O que parecia ser uma reformulação dura e desgastante, hoje se mostra questão de tempo, e com o ataque rendendo o que rendeu até agora, o Barcelona promete brigar com suas melhores armas para conquistar diversos títulos.

“Como fã e admirador do futebol de Neymar, acredito que o que ele já mostrou no início dessa temporada, é reflexo de um trabalho duro e extremamente profissional que está sendo feito sobre ele pelo técnico Luis Enrique. O jogador brasileiro tem muitas alegrias a dar aos torcedores culés, pode não ser nesse ano, mas creio que com o tempo, e com uma moral ainda maior, ele se colocara no nível dos maiores jogadores do mundo (se é que já não está), e nos proporcionará momentos de prazer imenso. Apesar de ser o único protagonista na seleção brasileira por enquanto, no time catalão a sua parceria com Lionel Messi já se mostrou eficaz, e tem muito o que render ainda. Dessa forma, espero que o Barcelona crie um novo melhor jogador do mundo, e mostre que o potencial do time ainda é de primeiro escalão. Neymar tem futebol o suficiente pra ser o melhor, e vêm mostrando que sua carreira está só no início e que podemos esperar muito mais brilhantismo do que já vimos do atacante blaugrana.”
 Comentários do Blogueiro - @jeanmadri_

Por: Jean Madrid 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Barça Mil Grau © Copyright, 2014.
Més que un Blog.

Copyright © Barça Mil Grau | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes