sexta-feira, 10 de julho de 2015

O novo meio de campo

Arda Turan, o novo reforço do meio de campo catalão
Arda Turan fechado, Iniesta e Rakitic titulares, e Rafinha como reserva imediato de um deles. Esses são os quatro nomes que figuram entre os jogadores de meio-campo do Barcelona para as próximas temporadas. Três jogadores formados, prontos, com bagagem, experiência, e um atleta em formação, uma grande promessa, que já mostrou seu valor em vários jogos, mas que precisa de um trabalho intenso e específico para evoluir ainda mais.

O tão famoso rodízio no elenco, deve se tornar ainda mais frequente a partir de 2016 – quando Arda, e outras possíveis contratações, poderão atuar –, e até lá o panorama deve ser o mesmo da última temporada, os mesmos jogadores, revezando entre jogos pequenos e grandes em uma rotação não só de atletas, mas também de posições.

A partir do próximo ano as coisas começarão a se identificar com uma nova identidade, principalmente no meio de campo. Temos em mente, que a zaga e o ataque são quase intocáveis. Daniel Alves e Jordi Alba nunca foram tão unânimes, não há questionamento sobre a titularidade dos mesmos. Piqué é o xerife, nada o tira da posição de arquiteto do sistema defensivo, seu companheiro Mascherano, pode alternar com Busquets, na cabeça de área, e acabar dando algumas chances para Mathieu e Bartra figurarem entre os titulares. Nada que fuja muito disso é o esperado.

O ataque é praticamente intocável, Messi, Suárez e Neymar são os titulares em qualquer ocasião, porém, o rodízio também pode – e deve – ser adotado nessa parte do elenco. Pedro e Sandro devem ser bastante utilizados em jogos de pequeno escalão, ou em partidas em que poupar é uma alternativa válida. Presumo que tudo ocorra conforme aconteceu na última temporada.

O meio de campo, mais especificamente, os meias – já que disse acima que Mascherano e Busquets podem se alternar como volantes –, são o alvo de maior especulação neste momento. Arda Turan chega para ser o 12º jogador, a peça chave do elenco, que não é titular, porém atua mais que qualquer reserva. E a julgar pela qualidade do turco, isso não é nenhuma maluquice.

Os titulares, Rakitic e Iniesta, nunca foram tão insubstituíveis.
Entretanto, Iniesta e, ainda mais, Rakitic, nunca foram tão imprescindíveis em suas respectivas funções e posições. O papel de cada um deles não é mais limitado como em outrora, eles são vitais tanto para a criação, quanto para a marcação e contenção. E é ai que fica justificado o posto de 12º jogador dado a Turan. O meia possui, em sua essência, as mesmas características de Iniesta e Rakitic, e a certeza que fica, é que com o trabalho intensificado de Luis Enrique e seu departamento, as coisas só melhorem.

O porte físico de Arda o favorece, ele não é tão veloz, mas compensa em técnica e tática. É um jogador completo, que provavelmente só tem a acrescentar ao elenco catalão. Chega para ser mais uma peça vital, em um time onde praticamente todos os homens têm sua função e importância estipuladas, e cada qual sabe do seu valor e de como é indispensável estarem aptos e sedentos por vitória. Esse é o espírito do Barça, e Turan deve se contagiar desse pensamento vencedor. Quem ganha é só o Barcelona.

Enfim, o meio-campo pode estar indefinido, ou gerar algumas dúvidas, não é pra menos, temos quatro dos grandes meio-campistas da atualidade, cada um com suas qualidades irreparáveis e insubstituíveis, e cada um com vontade de mostrar o máximo de seu potencial. Como já disse, os únicos que ganham com isso são o próprio jogador, e também o clube mais vitorioso do século. Coisas boas estão por vir. Aguardemos!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Barça Mil Grau © Copyright, 2014.
Més que un Blog.

Copyright © Barça Mil Grau | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes