quarta-feira, 20 de maio de 2015

O mais clássico entre os clássicos




No primeiro clássico do ano, no Camp Nou, o Barcelona utilizou a La Senyera (segundo uniforme da temporada 2013-14) em comemoração ao dia da Catalunha.

Não, não irei abordar sobre Barcelona vs Real Madrid, até porque não terá mais nenhum clássico até o fim da temporada, que está bem próximo. Apesar de toda essa rivalidade existir e ser a maior do século XXI, já que o El Clásico é o lar dos dois maiores jogadores do século e também de várias estrelas do futebol mundial, ainda existe muita história por trás de Barcelona e Athletic Bilbao, porque, ao lado do Real Madrid, são os três times que nunca caíram para a segunda divisão do campeonato espanhol. 

A La Liga começou a ser disputada na temporada de 1928/29 e teve o Barcelona como o primeiro campeão. E mesmo com a ditadura¹ comandada por Francisco Franco tendo início em 1939, o Real Madrid teve a sua ascensão alguns anos depois, em 1953, e a Liga Espanhola era dominada por outros três times: Barcelona com 6 títulos, Athletic Bilbao com 5 títulos e Atlético de Madrid com 4 títulos, e o Barcelona disputava acirradamente os títulos espanhóis com os bascos, sempre sendo destacados como os dois maiores favoritos. E mesmo que fossem os dois principais times do país naquele momento da década de 50 passaram a ser fielmente perseguidos e discriminados por Franco na ditadura, não só porque o ditador favoreceu o seu clube (Real Madrid) como nos conta a história, mas porque Barcelona e Athletic Bilbao não representavam apenas dois clubes de futebol, e sim, duas nações: a Catalunha e o País Basco, que sempre defenderam a sua identidade. 

Mesmo com a ascensão do Real Madrid, o Barcelona conseguiu se impor com o término da ditadura no cenário do futebol espanhol, e até mesmo durante, onde Johan Cruyff e companhia decretaram o fim do jejum de 14 anos sem título do campeonato espanhol. Já o Athletic Bilbao sofreu uma decadência muito pior, para um clube que dominava o futebol do país ao lado dos blaugranas até 1953 com 5 títulos, os bascos só conquistaram mais 3 até os dias de hoje. Seus últimos suspiros de glória foram na década de 80, onde a aura do clássico entre Catalunha e País Basco voltou aos holofotes com a conquista de dois campeonatos seguidos por eles (1982-83 e 1983-84) e o Barcelona conquistando o campeonato da temporada seguinte, em 1984-85. Mas o ano de 1984 marca a história do clube de Bilbao porque não conseguiram conquistar mais nenhum título. O último, a Copa do Rei de 1984, foi conquistada justamente contra o Barcelona. E então, já são 31 anos sem dar alegrias à sua torcida. 

Depois de muito tempo, os dois clubes voltaram a decidir o mesmo título em duas ocasiões quando o Barcelona era comandado por Pep Guardiola: a Copa do Rei das temporadas 2008-09 e 2011-12, conquistadas pelo clube catalão. Agora, após uma temporada muito difícil no campeonato espanhol e sem chances de conquistar uma vaga em competições européias, o Athletic Bilbao se provou durante a Copa do Rei passando pelo Málaga em dois jogos complicadíssimos e vencendo o Espanyol em Barcelona para chegar à final da Copa e tentar acabar com o jejum de três décadas. Mas, será uma tarefa muito complicada, os bascos perderam os dois jogos contra os culés na Liga (2x0 no Camp Nou e 2x5 no San Mamés) e terão pela frente o time de Luis Enrique muito embalado pelo 23º título da Liga. 

Foi cogitado que a final seria no Santiago Bernabéu, mas o Real Madrid não liberou o estádio. Seria o palco perfeito para o povo catalão ou o povo basco, quem se consagrasse campeão na casa de Francisco Franco, entraria para a história. Mas, a final será na casa catalã, o Camp Nou nos aguarda para o dia 30 de maio. 

¹: Um dos primeiros posts do Blog falou sobre o Franquismo: http://barcamilgrau.blogspot.com.br/2014/08/o-franquismo.html
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Barça Mil Grau © Copyright, 2014.
Més que un Blog.

Copyright © Barça Mil Grau | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes