terça-feira, 10 de março de 2015

Rakitic é essencial



Pelo fato de um post anterior ter sido sobre o fim do ciclo da dupla Xavi-Iniesta, nada melhor do que falar sobre o novo dono do meio-campo catalão, o croata Ivan Rakitic. 

“- Não vou substituir nem Xavi, nem Iniesta. São dois grandes jogadores de nível mundial, mas eu sou Rakitic. Quero dar todo o meu futebol, fazer o melhor possível, trabalhando ao máximo, mas sempre sendo quem eu sou - disse o meia.” 

Essas foram as palavras do novo camisa 4 a ter sido contratado. Enquanto Xavi não consegue manter o mesmo nível pelo estado físico, e Iniesta não encontra o seu futebol mágico há duas temporadas, o Barcelona, finalmente, foi atrás de alguém para o meio-campo para essa temporada. Após uma temporada de empréstimo ao Celta de Vigo, Rafinha voltou melhor do que nunca. Mas sobre Rakitic, ele se torna essencial ao time titular quando mostra o que pode fazer em campo. Com ele, uma arma esquecida pelo time catalão nos últimos anos poderá voltar a ser usada de forma poderosa: os chutes de fora da área. Outra característica muito importante são as suas cobranças de falta, nos pés de Lionel Messi sem nenhuma contestação nos últimos anos. 

Rakitic é uma boa arma tanto ofensivamente, quanto defensivamente. Aparece muito bem ao ataque, com seus passes precisos e lançamentos, seu controle de bola, sua presença em campo (o que já lhe rendeu alguns gols). Quanto defensivamente, aparece com maestria na defesa quando é preciso. No começo do campeonato espanhol, conseguiu salvar um lance em cima da linha quando não havia nenhuma esperança para o goleiro Bravo. Ele também acaba por cobrir, e muito bem, o lateral Daniel Alves, já que seu estilo de jogo é ofensivo e sobe muito bem ao ataque. Também defensivamente, faz muito bem a cobertura do volante Sergio Busquets. 

Rakitic tem se tornado o verdadeiro cérebro e pulmão do time do Barcelona onde mais se precisava, no meio-campo. Ele ainda é novo, apenas 26 anos, já tem tal experiência de “comando” no meio-campo, pois esse era o seu papel no time do Sevilla, onde até mesmo era o capitão da equipe. 

Com todas essas características positivas citadas, ele não pode ficar fora do time. E apesar de tudo, do XI titular, é o jogador que menos minutos tem em campo na temporada. O técnico Luis Enrique nunca encaixou uma sequência para o croata, principalmente pelo seu esquema de rotações, usando um pouco de Xavi, Rafinha e até mesmo Sergi Roberto. 

Mas, nem tudo são flores. O que joga contra Rakitic é a sua irregularidade. Mesmo sem uma grande sequência de jogos seguidos, quando ele tem a sua oportunidade, as vezes, não consegue repetir o mesmo bom desempenho de um jogo anterior onde foi sublime comandando o meio-campo do Barcelona. É a sua primeira temporada, a falta de jogos também atrapalha para o entrosamento da equipe com Rakitic no meio-campo. Sua capacidade já foi mostrada e ele está preparado para, sim, substituir Xavi ou Iniesta, acredite ou não.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Barça Mil Grau © Copyright, 2014.
Més que un Blog.

Copyright © Barça Mil Grau | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes