domingo, 10 de agosto de 2014

Análise tática: Qual a melhor formação para o Barcelona?



Com a chegada de reforços*, que serão listados abaixo, nessa janela de transferência, muitos querem saber qual será a formação usada por Luis Enrique na "nova era" do Barcelona. Nos amistosos que fez até agora na pré-temporada, manteve a formação de 4-3-3 que deu certo no time nos últimos anos. Mas, a grande questão é: Precisa mudar?

*Só os jogadores de linha.

Reforços:

Gerard Deulofeu - Atacante (20 anos)
Rafinha Alcântara - Meia/Atacante (21 anos)
Ivan Rakitic - Meia (26 anos)
Luis Suárez - Atacante (27 anos)
Jérémy Mathieu - Zagueiro/Lateral Esquerdo (30 anos)
Thomas Vermaelen - Zagueiro (28 anos)

Defesa:
Agora o Barcelona conta com 8 jogadores de defesa: 4 zagueiros e 4 laterais.

Piqué, Vermaelen, Bartra e Mathieu são os zagueiros.
Montoya, Daniel Alves, Jordi Alba e Adriano são os laterais.

Meio-campo:
No meio, contamos com três volantes: Sergio Busquets, Mascherano e Song.
E outros cinco jogadores: Ivan Rakitic, Xavi, Iniesta, Rafinha e Sergi Roberto.

Ataque:
E o ataque blaugrana formado por: Pedro, Messi, Neymar, Luis Suárez e Deulofeu.

E, antes de tudo, os jogadores que eu escalaria no time titular (a depender da formação):

Ter Stegen, Montoya, Daniel Alves, Vermaelen, Mathieu, Bartra, Jordi Alba, Busquets, Mascherano, Xavi, Rakitic, Iniesta, Deulofeu, Rafinha, Neymar, Messi e Suárez.


As alternativas táticas para Luis Enrique são:
- 4-3-3
- 3-4-3
- 3-5-2

4-3-3:

Manter essa formação dos últimos anos como Luis Enrique está fazendo, não tem muitos motivos para dar errado.

Jogar com dois zagueiros, dois laterias, um volante, dois meias, dois pontas e um atacante de falso 9 foi o que deu certo com a equipe de ouro comandada por Pep Guardiola. Mas, as outras equipes da europa aprenderam a jogar contra esse estilo de jogo do Barcelona. Aprenderam a neutralizar o tiki-taka e a domá-lo. Relembrando alguns episódios do passado, quando o Barcelona precisava de uma "reformulação", alguns jogadores citaram que o time precisava mesmo de uma mudança. Conseguimos ver essa mudança na temporada que se inicia agora. Reforços de peso em contratações, patrocínios na camisa... E, por que não, mudar a formação? Como mostrado acima, o Barcelona pode jogar de TRÊS jeitos, pode confundir muito os adversários, porque nunca vão pensar: "Ah, hoje o Barcelona vem com tal formação, podemos fazer isso e isso, etc..."

Não! Temos que por na cabeça dos nossos adversários que podemos mudar a formação e manter o mesmo estilo de jogo, bonito e tático, que sempre busca o gol. O Barcelona precisa surpreender o mundo novamente e mostrar que é o melhor time do planeta.

Diante dos jogadores citados acima, quem seria escalado no 4-3-3?

Ter Stegen
Montoya/Daniel Alves* - Vermaelen - Bartra - Jordi Alba
Busquets - Iniesta - Rakitic
Neymar - Messi - Suárez

*Eu fico muito na dúvida sobre quem escolher entre Montoya e Daniel Alves, para mim é como trocar seis por meia dúzia.

3-4-3:

Um estilo de jogo mais versátil e seguro para o Barcelona. Abrir mão dos laterais, principalmente do Jordi Alba que ajuda muito no ataque e na marcação, pode ser um golpe de misericórdia.

Jogar na defesa com: Vermaelen, Piqué e Bartra pode ser visto como uma zaga sólida. Mas, como bem sabemos, o Bartra não tem tanta velocidade, e do Piqué nem se fala... Vermaelen tem um histórico de lesões e qualquer corridinha pode ser sinal de uma lesão muscular. Resta substitituir algum desses por Mathieu. Piqué é muito querido pelo técnico Luis Enrique e dificilmente sairia da zaga titular. Bartra cada vez mais vem conquistando o seu espaço, mas ainda sim teria grandes chances de ser "trocado" por Mathieu porque o zagueiro francês sabe jogador improvisado na lateral esquerda.

Então, seria assim: Vermaelen - Piqué - Mathieu.
Bartra tem potencial para substituir qualquer um desses três no decorrer dos jogos.

Hoje todos sabem que Xavi já está velho e até houve a especulação de que ele sairia do Barcelona, mas resolveu ficar. Eu acho que ele aguenta no máximo até a próxima temporada, então é melhor arranjar um jeito de jogar sem ele. Dificilmente ele aguentará todos os 90 minutos das partidas, então precisará de um substituto a sua altura. E, nessa formação, jogaria apenas com um volante, e o titular é o Busquets, tirando o espaço de Mascherano (que é um líder dentro de campo) e o Song (que já deveria ter sido vendido).

Meio-campo titular: Busquets - Xavi - Rafinha - Iniesta
Para substitui-los ainda temos as opções de Rakitic e Sergi Roberto.

Com certeza Rakitic entraria no jogo para substituir Xavi ou sairia de titular quando o nosso capitão não jogasse. Sergi Roberto é um jogador muito bom e pode calar a boca dos críticos nessa atual temporada, podendo substituir tanto o Rafinha como o Iniesta.

Uma opção improvável seria a utilização de dois volantes e dois meias, jogando com Busquets e Mascherano e na frente com Xavi/Rakitic e Iniesta, com Rafinha e Sergi Roberto no banco de reservas.

O ataque não tem que mudar: Neymar, Messi e Suárez. O que vem sendo dito por muitos que é o melhor ataque do mundo e todos esperam que dê resultados. Pedro sendo reserva do Neymar e Deulofeu do Suárez*.

Obs¹: Como não sabemos se a punição do Suárez será reduzida, Deulofeu deve ser titular até o uruguaio poder jogar.
Obs²: Neymar continua se recuperando de lesão e é provável que perca a estreia do Campeonato Espanhol.
Obs³: Seria importante utilizar o Halilovic e o Munir sempre que puder. Halilovic seria essencial para substituir os jogadores de meio-campo e Munir para substituir o Messi caso seja necessário ou algum jogo em que ele precise ser poupado.

*Deulofeu jogava nas duas pontas enquanto esteve emprestado ao Everton da Inglaterra na última temporada. Também pode substituir o Neymar se precisar.

3-5-2:

Falando mais uma vez sobre a questão de jogar com três zagueiros e a maior preocupação é abrir mão do Jordi Alba. Talvez ele possa jogar, e ai teríamos que jogar com Piqué e Vermaelen provavelmente ao lado dele. Alba é uma peça importante para qualquer esquema do Barcelona, porque ele ajuda muito bem na marcação e apoia no ataque, fora que também acerta cruzamentos, rs.

"COMO ASSIM JOGAR COM 5 MEIAS E 2 ATACANTES? E O ATAQUE COM MESSI, NEYMAR E SUÁREZ?"

Com essa formação, não abririamos mão da triangulação com Messi, Neymar e Suárez.

Messi faria um papel diferente do que ele fez no Barcelona nos últimos e passaria a ser o "Messi da Argentina", onde ele joga (e jogou na Copa do Mundo) mais recuado do que quando joga de falso 9 e buscou armar o jogo. Seria o "verdadeiro" camisa 10 de um time, assim como Ronaldinho Gaúcho foi quando esteve nos seus melhores anos com a camisa blaugrana. O papel de Messi seria ajudar na marcação do time, com a formação do 3-5-2.

Com essa tática, jogaríamos com dois volantes: Busquets e Mascherano.
O que abriria um espaço para o Jordi Alba jogar, já que o Mascherano é volante de contenção e sai pouco pro jogo, e veio fazendo papel de zagueiro improvisado no Barcelona. Poderia recuar mais quando o Alba fosse pro ataque, já que também quase não vemos o Busquets sair pro jogo. Jogaríamos com dois volantes excepcionais, que quase não erram passes e distribuem bem o jogo, e, claro, seriam dois líderes no meio-campo, e principalmente na defesa do Barça.

Agora teríamos bem mais opções pro meio-campo, para jogar ao lado de Messi.
Rafinha, Rakitic, Xavi, Iniesta, Sergi Roberto e até mesmo Deulofeu*.

*Sim, por mais de ter jogado como atacante nas pontas enquanto esteve no Everton, com essa formação com três meias (o Messi centralizado e dois na ponta) facilitaria para o Deulofeu.

Iniesta também sabe jogar de ponta. Xavi ou Rakitic podem jogar recuados e até mesmo ao lado do Busquets/Mascherano, se Luis Enrique preferir. Rafinha e Sergi Roberto têm potencial para substituir qualquer um. Tirando o fato de que Luis Enrique ainda pode utilizar o Halilovic.

O meio-campo ficaria assim: Busquets - Mascherano - Rafinha/Deulofeu - Messi - Iniesta/Rakitic

Ou: Busquets/Mascherano - Xavi/Rakitic - Rafinha/Deulofeu - Messi - Iniesta
Com a opção de Sergi Roberto e até mesmo Halilovic de substituir o Iniesta.

E para completar, teríamos Neymar e Suárez no ataque.
Com Pedro no banco e com duas excelentes opções no Barcelona B: Adama e Munir.

Estilos de jogos diferentes e versáteis que podem mudar a cara do Barcelona na temporada 2014/2015 de acordo com todas essas contratações feitas.

4-3-3, 3-4-3 ou 3-5-2?

Se vira, Luis Enrique!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Barça Mil Grau © Copyright, 2014.
Més que un Blog.

Copyright © Barça Mil Grau | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes